Infraestrutura
A Universidade Federal de Viçosa se encontra informatizada e conectada à internet, o que possibilita aos estudantes acessarem informações completas em bancos de dados nacionais e internacionais, além de possibilitar a realização de pesquisas bibliográficas. Todos os procedimentos relativos à matrícula, elaboração de planos de estudos, registro de projetos, nomeação de bancas de dissertação/tese/exames de qualificação, lançamento de notas, dentre outros, são feitos por meio eletrônico e administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O Departamento de Química possui aproximadamente 40 microcomputadores (espalhados nos diversos laboratórios de pesquisa), que são utilizados pelos discentes do Programa de pós-graduação e pelos estudantes de graduação. A Biblioteca Central está informatizada permitindo acesso às informações bibliográficas a partir de microcomputadores ligados à internet. Destaca-se que os estudantes têm acesso ao SciFinder e ao Portal de Periódicos da CAPES, por meio dos vários pontos de internet instalados em todas as salas e nos laboratórios de ensino e de pesquisa.
O Programa de Pós-graduação em Agroquímica conta ainda com uma sala, com 90 lugares, para apresentação de seminários e realização de sessões de defesas de teses e dissertações. A sala encontra-se localizada no Departamento de Química, sendo equipada com projetor multimídia e pontos para acesso à internet. Possui ainda um equipamento de multimídia portátil e um laptop para uso em apresentações de seminários, defesas de teses/dissertações, exames de qualificação, etc.
Em todos os laboratórios de pesquisa há um espaço destinado aos discentes; nestes locais são disponibilizados computadores com acesso à internet e todas as facilidades disponibilizadas pela Biblioteca Central, tais como Periódicos da Capes, SciFinder, Scopus e Web of Science e demais bancos de dados.
Em 2012 foi inaugurado o NOVO PRÉDIO DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DA UFV. Ele dispõe de trinta e quatro (34) laboratórios destinados ao ensino e pesquisa. Os novos laboratórios são amplos e projetados dentro dos mais novos conceitos arquitetônicos e atendem às normas de segurança exigidas para laboratórios de química. Todos os laboratórios são equipados com capelas, linhas de gases e de água destilada, interlab para equipamentos de pequeno porte e sala de estudos para os discentes (apenas os laboratórios de pesquisa). Dos trinta e quatro (34) laboratórios do NOVO PRÉDIO, dezenove (19) são destinados à Pós-Graduação para o desenvolvimento de pesquisas. Quinze (15) laboratórios de 95 metros quadrados são coordenados por orientadores do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica. Além dos laboratórios destinados à pesquisa, há outras facilidades físicas, descritas anteriormente, que também são utilizadas pelos professores e discentes do Programa.
Os laboratórios nos quais são desenvolvidas as pesquisas pelos discentes do programa de pós-graduação em Agroquímica são listados a seguir.
- Laboratório de Análise e Síntese de Agroquímicos (LASA)
Ocupa 02 (dois) laboratórios no novo Prédio da Química, totalizando uma área de 190 metros quadrados, contendo capelas, estufas, agitadores magnéticos, placas e mantas aquecedoras, lâmpadas de ultravioleta, bombas de vácuo, extratores do tipo Soxhlet, evaporadores rotativos, banho de ultra-som, geladeiras, etc. O LASA dispõe ainda dos seguintes equipamentos: Cromatógrafo a gás (CG) com detector FID e ECD, modelo CG17A da Shimadzu; Cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas com (modelo CG-MS QP5050A, da Shimadzu) com sistema para análise por injeção direta, análise por head-space e forno de pirólise; Cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC analítico, com sistema que permite seu uso como semi-preparativo, da Shimadzu modelo LC-10AD, detector SPD10AV); Hidrogenador Parr; Balanças analítica e semi-analítica; Sistema Speedvac da Thermo Fischer scientific. - Laboratório de Química Analítica (LAQUA)
Ocupa uma área de aproximadamente 120 metros quadrados, divididos em 6 ambientes. Além disso, o LAQUA ocupa também uma área de 95 metros quadrados no novo Prédio da Química. Está equipado com os seguintes aparelhos e equipamentos: Capelas, estufas, muflas, agitadores magnéticos, placas e mantas aquecedoras, bombas de vácuo, extratores do tipo Soxhlet, evaporadores rotativos, banho de ultra-som, geladeiras, freezer. O LAQUA dispõe ainda dos seguintes equipamentos: Cromatógrafo a gás (CG) modelo GC17A da Shimadzu, com detector FID, NPD e ECD; Cromatógrafo a gás modelo 2014 equipado com detector FID e ECD, Espectrômetro Ultravioleta-visível Hitachi 1000; Balança analítica e semi-analítica; Banho ultratermostatizado com refrigeração. - Laboratório de Química Supramolecular e Biomimética (LQSB)
Ocupa uma área de aproximadamente 95 metros quadrados. Possui os seguintes equipamentos: Cromatógrafo a gás (marca Shimadzu, modelo CG17-A) completo com auto-injetor, detector de ionização de chama (FID); Cromatógrafo a gás acoplado com espectrômetro de massas (marca Shimadzu, modelo QP 5000) completo com auto-injetor; Cromatógrafo líquido de alto desempenho (marca Shimadzu, modelo 6AD-10A) completo com detectores de índice de refração e UV; Cromatógrafo Contra-Corrente de Alta Velocidade, completo com detector e coletor de frações, marca AECS; reator de microondas (marca CEM coorparation). - Laboratório de Química Verde Coloidal e Macromolecular
Ocupa uma área de aproximadamente 95 metros quadrados. Possui os seguintes equipamentos: Capela de Exaustão; Banho de ultrassom; Refratômetro Analytir-Jena; Polarímetro Bellingham-Stanley; Viscosímetro AVS 350; Banho ultratermostatizado com refrigeração Microquímica (4 unidades); Equipamento Taylor-Aris de Medida de Coeficiente de Difusão. Estufa Brasdonto Modelo 3; Bomba de vácuo Tecnal modelo TE-0581 (2), Microcalorímetro de titulação isotérmica, Espectrômetro UV-visível Shimadzu, Densímetro Vibratório Antopar, Condutivímetro Hanna, Espectrômetro Absorção Atômica Varian. Conta ainda com um Spectrofluorímetro Cary Eclipse – Fluorescence Spectrophotometer da Agilent Technologies; nanocalorímetro de celas fixas – DIFFERENTIAL SCANNING CALORIMETRY (nano-DSC) da TA Instruments, Zetaiser-Nano series da Malvern intruments espectrômetro de absorção atômica com chama (FAAS– VARIAN, modelo AA240), espectrômetro de emissão atômica com plasma gerado por microondas (MP-AES – Agilent Technologies Inc., modelo 4100); microcalorímetro de titulação isotérmica, modelo CSC 4200 - Laboratório de Estudos de Cinética de Reação e Adsorção
Ocupa uma área de 95 metros quadrados. Possui os seguintes equipamentos: Refratômetro; Viscosímetro; condutivímetro; Evaporador rotativo; Banhos ultratermostatizado com refrigeração Microquímica (3 unidades); pH-metro, Balança analítica; estufa. Além destes equipamentos o laboratório conta com o apoio dos equipamentos da central analítica para realizar os estudos cinéticos. Está disponível na central um UV-Visível equipado para realizar estudos cinéticos (termostatizado e com programas próprios para cálculos cinéticos) - Laboratório de Instrumentação e Química Ambiental (LIQUAM)
O Laboratório ocupa uma área aproximada de 95 metros quadrados. Equipado com os seguintes aparelhos e equipamentos: Capelas, estufas, mufla, agitadores magnéticos, placas e mantas aquecedoras, centrífuga, pHmetro, bombas de vácuo, sistemas de filtração por membranas, banho termostatizado tipo Dubnoff, bloco digestor, geladeiras e freezer. O Laboratório dispõe ainda dos seguintes equipamentos: Balança analítica, marca Mettler Toledo, modelo AB204-S, com precisão de 0,0001 g.; Forno de micro-ondas com sistema fechado de alta pressão, marca Millestone, modelo Etho 1; Bomba peristáltica com 8 canais, marca Gilson, modelo Minipuls; Bomba peristáltica com 4 canais, marca MasterFlex L/S, modelo 07523-70; Condutivímetro Schott, modelo handylab LF1; Medidor portátil de oxigênio dissolvido, marca Hanna Instruments, modelo HI-9142; Sistema de purificação de água,marca Millipore, modelo Milli-Q Gradient; Sistema Destilador de ácidos SUB PUR, marca Millestone; Espectrofotômetro de varredura UV-Vísivel, marca Varian, modelo Cary 50 Conc.; Espectrofotômetro de varredura UV-Vísivel, Agilent, modelo 8453 DAD; Espectrômetro de absorção atômica com chama (FAAS), marca Argilent, modelo AA240FS; Cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC), marca Argilent, modelo 1260 Infinity; Espectrômetro de Massas com Fonte de Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS), marca PerkinElmer, modelo NexION 300D. - Laboratório de Instrumentação e Quimiometria (LINQ)
O laboratório ocupa uma área de aproximadamente 119 metros quadrados. Possui os seguintes equipamentos: Analisador polarográfico PAR, marca Princeton; Balanças analíticas; Banho de ultra-som; mesa agitadora horizontal; bloco digestor para 40 amostras; centrífugas; moinho de bola; sistema de destilação e deionização de água; Espectrofotômetro de absorção atômica de chama, Varian; Espectrofotômetro de absorção atômica de chama, Carl Zeiss-Jena; Bomba peristáltica Gilson de 8 canais; Bomba peristáltica Izmatec de 8 canais; Condutivímetro Jena.; Espectrômetro de feixe único UNICAM.; Potenciômetro multicanal para eletrodos seletivos; Potenciostáto da Microquímica; Titulador automatizado baseado no potenciômetro ORION 901. - Laboratório de Complexos Bioativos (LACOBIO)
Ocupa uma área de aproximadamente 95 metros quadrados. Possui os seguintes equipamentos: Capela de Exaustão (2); Bomba de vácuo tecnal; Geladeira Brastemp duplex 320 (2); Geladeira White westernhouse 4.3 super luxo; Mantas de aquecimento com agitação; (3) Agitadores magnéticos com e sem aquecimento (5); Balança semi-analítica (2); Estufa de secagem e esterilização Fanem Mod 320-SE; Vidraria especializada para alto vácuo; Bomba para alto vácuo Alcatel. - Laboratório de Catálise e Química Inorgânica
Ocupa uma área de 95 metros quadrados, contendo capela, estufa, agitadores magnéticos, placas e mantas aquecedoras, bomba de vácuo, evaporador rotativo, geladeira e freezer, estufas, etc. Ainda dispõe dos seguintes equipamentos: Balança analítica e semi-analítica, autoclave para reações sob alta pressão, unidade volumétrica estática para medida de consumo de oxigênio, forno para calcinação com rampa de aquecimento controlado, cromatógrafo a gás Varian 450 com detector FID, injetor on-colunm; destilador soxlet. - Laboratório de Celulose e Papel
As facilidades físicas do Laboratório de Celulose e Papel abrangem uma área construída de aproximadamente 1.710 metros quadrados, compreendendo uma sala de aula (anfiteatro) equipada com um data-show, um retroprojetor e um quadro negro; uma sala de reuniões equipado com um data-show, um retroprojetor e um quadro negro com capacidade para acomodar 15 pessoas; 5 gabinetes de professores; 6 gabinetes com capacidade para acomodar um total de 18 estudantes pós-graduandos; 1 secretaria; biblioteca setorial especializada na área de celulose e papel com publicações nacionais e internacionais; sala de microcomputadores para os alunos de pós-graduação; almoxarifado para produtos de laboratório; laboratório de espectroscopia; laboratório de preparo de matéria prima; laboratório de processamento de celulose; laboratório de refino e formação de papéis; laboratório aclimatizado de testes físico-mecânicos de papéis; 2 laboratórios de química da madeira; laboratório de química instrumental; 1 laboratório de química da polpação e branqueamento; laboratório de tecnologia de polpação e branqueamento; laboratório de produção de celulose e de digestores de deslignificação seletiva; laboratório de análise de água e efluentes; laboratório de meio ambiente; laboratório para análises microbiológicas. - Laboratório de Eletroanalítica Aplicada – (Grupo de Eletroanalítica Aplicada – GEAP)
Ocupa uma área de 95 metros quadrados e dispõe os seguintes equipamentos: 1 estufa, 1 equipamento de água tipo 1, 1 freezer; 1 geladeira; 1 balança analítica e 1 semi-analítica, 3 capelas, vidrarias, 3 potenciostatos da Metrohm, 1 pHmetro, 3 células eletroquímicas, 10 eletrodos, 5 cilindros de gases nitrogênio, e todas as demais condições para a condução das modificações, diluições, extrações, reações químicas, etc, associadas à qualquer projeto de interesse do grupo. O grupo tem como objetivo estudar e avaliar como os nanomateriais podem influenciar nas propriedades mecânicas, elétricas e estruturais na confecção e construção de novos eletrodos/sensores eletroquímicos (eletrodos quimicamente modificados). A partir destes dados, novas metodologias eletroanalíticas serão propostas na análise de diversos contaminantes de interesse ambiental, biológico, industrial, farmacêutico, alimentício, petroquímicos e etc.
Além dos laboratórios supracitados, há ainda as seguintes facilidades físicas:
- Laboratório de biocombustível – 28 metros quadrados
- Laboratório de espectroscopia no infravermelho
O laboratório ocupa uma área de 29 metros quadrados e conta com os seguintes equipamentos multiusuários: Espectrômetro no Infravermelho Perkin Elmer 1000 e um Espectrômetro no infravermelho FT-IR modelo Spectrum 100 CAF 2/DTGS. Este laboratório faz parte da Central analítica. - Laboratório de espectroscopia ICP-MS – 29 metros quadrados
- Central Analítica
Ocupa uma área de cerca de 95 metros quadrados – A central analítica, atende, além do Departamento de química, todos os pesquisadores da UFV e também de outras instituições. Na Central Analíticas encontram-se os equipamentos multiusuários do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica e do Departamento de Química (equipamentos adquiridos via PRO-EQUIPAMETOS/CAPES, CT-INFRA, ETC) a saber: Espectrofotômetro UV-VIS e HPLC/UHPLC. - Laboratório de RMN
Ocupa uma área de 130 metros quadrados e dispõe do Equipamento de Ressonância Magnética Nuclear – Varian-Mercury 300 MHz, com sondas para detecção direta e indireta. - Laboratório de Ensaios Biológicos – 23 metros quadrados.