Orientador do PPAG é homenageado pela Sociedade Brasileira de Química

A Sociedade Brasileira de Química, por meio de sua Secretaria Regional de Minas Gerais (SBQ-MG) promoveu, durante os dias 24 a 26 de novembro, seu XXXI Encontro Regional. O evento ocorreu na Universidade Federal de Itajubá, em Itajubá/MG. Durante o encontro já tradicional em Minas Gerais, houve a apresentação de diversas palestras por professores e pesquisadores, além de intensa participação de estudantes de graduação e pós-graduação. Foi apresentado também um grande número de painéis com resultados de pesquisas recentes realizadas nas instituições mineiras.

Durante a cerimônia de encerramento, a secretária regional da SBQ-MG, professora Hállen Calado, fez a entrega do prêmio destaque em pesquisa da SBQ, instituído há alguns anos e que bianualmente é conferido aos professores que mais têm se destacado pela contribuição científica de excelência no estado, nas mais diversas áreas da química.

Este ano os prêmios nas categorias Pesquisador Júnior e Pesquisador Pleno foram agraciados aos professores Eufrânio Nunes da Silva Júnior e Rodinei Augusti, ambos do Departamento de Química da UFMG. Na categoria Pesquisador Sênior, o homenageado foi o professor pesquisador Luiz Claudio de Almeida Barbosa.

O professor Barbosa desenvolveu sua carreira acadêmica na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde foi docente de 1983 a 2012, tendo permanecido como orientador da pós-graduação. Em 2012 foi aprovado em concurso público para professor Titular e assumiu o cargo no Departamento de Química da UFMG. O professor Barbosa se associou à SBQ em 1978, poucos meses após a fundação da sociedade. Ele se graduou em Química pela UFV e concluiu o doutorado na Universidade de Reading, Inglaterra, em 1991. Desde 1992, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, tendo atuado como coordenador por dois mandatos. Em 1992, implantou o Laboratório de Análise e Síntese de Agroquímicos (LASA) no Departamento de Química, bem como a linha de pesquisa em síntese orgânica. No LASA, juntamente com outros professores colaboradores, dedica-se ao desenvolvimento de novos compostos com potencial de aplicação no controle de pragas agrícolas. O LASA é referência nacional e internacional em pesquisas sobre a síntese de agroquímicos, como demonstrado pelos diversos artigos publicados em revistas internacionais de alto impacto, além de três depósitos de patente. Ao longo de sua carreira, o professor publicou vários livros e artigos científicos, sendo atualmente pesquisador 1B do CNPq. Vários de seus ex-orientados são pesquisadores estabelecidos em universidades e instituições de ensino no Brasil. Na UFMG, seu grupo de pesquisa trabalha do desenvolvimento de compostos bioativos. Detalhes das pesquisas do grupo do professor Barbosa podem ser encontradas no endereço www.luizclaudiobarbosa.com.br.

Em seu discurso de agradecimento do prêmio, o professor Barbosa destacou a importância de sua formação na UFV para sua carreira acadêmica, bem como a influência recebida de seus professores do Departamento de Química, fazendo menção especial a Hilbert Pires Henriques, seu primeiro professor de Química.

Para o professor Róbson Ricardo Teixeira, atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPAG), a premiação concedida ao professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa foi merecida, sendo enorme satisfação ao PPAG, especialmente tendo-se em vista as relevantes contribuições do professor para o desenvolvimento do programa.

Departamento de Química
Campus UFV s/n – Viçosa/MG