Áreas de Concentração
Agroquímica Analítica
Esta área envolve três linhas de pesquisa, que tratam do desenvolvimento e da aplicação de metodologias analíticas, incluindo técnicas quimiométricas e de automação, no estudo de problemas ambientais associados à poluição por metais pesados e agrotóxicos.
Agroquímica Inorgânica e Físico-Química
A área de concentração denominada Físico-Química de sistemas naturais foi criada desde a implantação do Programa de Mestrado, em 1983. Com o passar do tempo e com a ampliação das pesquisas para outras áreas do conhecimento, particularmente a química inorgânica, passamos a denominar essa área de Agroquímica Inorgânica e Físico-Química. Dessa forma, ela engloba as linhas de pesquisa em Química Inorgânica e Físico-Química. Os trabalhos desenvolvidos nessa área visam o preparo de novos compostos organometálicos com potencial atividade fungicida, e sua caracterização por técnicas espectroscópicas. Estudam-se também vários aspectos físico-químicos de soluções ou dispersões contendo tensoativos e polímeros, com vistas à compreenção de fenômenos associados à formulação de agroquímicos.
Agroquímica Orgânica
Esta área abrange o estudo de compostos orgânicos sintéticos e naturais, concentrando-se na busca de substâncias com potencial uso no controle de pragas agrícolas e também no entendimento da influência da composição química de madeiras sobre os métodos de obtenção e qualidade de pasta de celulose para produção de papel. Estuda-se também a influência de vários fatores sobre a composição química de óleos essenciais de plantas medicinais e aromáticas.