Métodos Estatísticos I

Código: INF 662
Carga Horária: Aulas Teóricas: 45
Créditos: 3

Ementa

Esperança matemática. Covariância. Testes de hipóteses. Estimação de parâmetros populacionais. Análise de regressão. Análise de correlação.

PARTE TEÓRICA
1. Esperança matemática
Variáveis aleatórias: discreta e contínua. Funções de variáveis discreta e contínua. Variância do ponto de vista de esperança matemática. Média geométrica. Aplicações.

2. Covariância
Definição. Proposições. Aplicações.

3. Testes de hipóteses
Introdução. Hipótese estatística. Testes de hipóteses estatísticas. Hipóteses: básica e alternativa. Regiões: de aceitação e de rejeição. Tipos de erros. Nível de significância. Função característica. Poder do teste ou potência. Avaliação das decisões. Comentários sobre o esquema geral da resolução de problemas. Testes: unilateral e bilateral. Teste t:: considerações gerais. Definição da variável t. Requisitos para aplicação. Teste de hipóteses para o caso de duas amostras independentes e para o caso de dados emparelhados. Aplicações.

4. Estimação de parâmetros populacionais
Introdução. Estimação por ponto. Estimação por intervalo. Propriedades desejáveis dos estimadores. Métodos de estimação. Máxima verossimilhança, mínimos quadrados e momentos. Aplicações.

5. Análise de regressão
Introdução. Modelo linear geral. Estimação por ponto: Caso A – Estimação de β e α2 pela teoria normal; Caso B – Estimação de β e α2 e pelos quadrados mínimos. A escolha da matriz X. Estimação por intervalo: intervalo de confiança para α2 e βi intervalo de confiança para uma função linear dos βi; intervalo de previsão. Aplicações. Teste de hipótese linear geral. Modelos polinominais. Aplicações.

6. Teste de identidade de modelos de regressão
Teste para verificar a igualdade de um conjunto de equações de regressão. Teste para verificar a igualdade de parâmetros em modelos de regressão.

7. Análise de correlação
Introdução. Discussões teóricas. Coeficiente de correlação: simples e múltipla. Coeficiente de determinação. Matriz de correlação parcial. Teste de significância para o coeficiente de determinação (R2). Teste de significância para os coeficientes de determinação parciais (r2ij.m). Aplicações.

8. Utilização

Bibliografia
1. DRAPER, N. R. & SMITH, H. Applied regression analysis. New York, John Wiley & Sons, Inc., 1981. 709p.

2. GRAYBILL, F. A. Theory and application of the linear model. Druxbury Press, Belmont, California, 1976. 704p. 379p.

3. HOFFMANN, R. & VIEIRA, S. Análise de regressão. Uma introdução à econometria. HUCITEC, São Paulo, 2 ed., 1983. 379p.

4. HOGG, R. V. & CRAIG, A. T. Introduction to mathematical statistic. 4ª ed. Macmillan, New York, 1978. 483p.

5. JOHNSTON, J. Métodos econométricos. Atlas, São Paulo, 1971. 318p.

6. MONTGOMERY, D. C. & PECK, E. A. Introduction to linear regression analysis, 2nd. ed. John Wiley, New York, 1992. 527p.

7. NETER, J.; WASSERMAN, W. & KUTNER, M. H. Applied linear statistical models, regression, analysis of variance experimental designs. 2nd ed. Richard D. Irwin, Homewood, 1995. 1127p.

8. SEBER, G. A. F. Linear regression analysis. John Wiley, New York, 1977. 465p.

9. WONNACOTT, T. H & WONNACOTT, R. J. Introductory statistics. John Wiley, New York, 1969. 403p.

10. WONNACOTT, R. J. & WONNACOTT, T. H. Econometria. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1976. 424p.


Endereço
Departamento de Química
Campus UFV s/n – Viçosa/MG
e-mail: aqm@ufv.br
TEL: (31) 3612-6606
FAX: (31) 3612-6600

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados